Inventada em 1933 pelo engenheiro italiano Alfonso Bialetti, a moka italiana usa a pressão gerada pelo vapor acumulado na câmara inferior para empurrar a água através do pó de café até a câmara superior. Em outras palavras, de forma simples e prática ela extrai um café estilo espresso — encorpado e potente.
Ingredientes:
Café torrado em grãos ou moído em moagem média-fina (similar ao sal marinho moído)
O que você vai precisar:
Cafeteira Moka Italiana
Moedor (opcional)
Balança (opcional)
Tempo de preparo:
Aprox. 7 min.
Dúvidas?
Compartilhe:
1. Moa o café
Se você for usar um café já moído, pule para o passo 2.
Para uma moka italiana de 6 xícaras, moa cerca de 30g (aprox. 4 colheres de sopa) de grãos de café até uma granulometria média-fina — semelhante ao sal marinho moído. Ela é mais fina que o café coado, mas não tão fina como o pó para café espresso.
2. Adicione a água
Encha a câmara inferior da moka com água até nivelar com a válvula — cerca de 300g (300 ml) de água.
Encaixe o funil na câmara inferior. Se entrar água no funil, retire o excesso de água, seque o funil e volte a encaixa-lo.
3. Adicione o café moído
Encha o funil nivelando o pó com a borda, mantendo-a limpa e sem socar.
Para isso, você precisará de cerca de 30g de café moído (aprox. 2 e ½ colheres de sopa).
4. Feche a moka
Rosqueie firmemente a câmara superior.
5. Leve-a ao fogo
Leve a moka ao fogão em fogo médio.
Certifique-se de que a chama não seja maior que a base da panela para não expor o cabo ao calor.
6. Aguarde a extração
Quando a água na câmara inferior chegar na temperatura de fervura, a pressão a empurrará para cima, passando pelo funil e criando um fluxo constante de café para a câmara superior.
Nesse momento, você ouvirá um som “borbulhante” e saberá que está pronto. Apague o fogo e aguarde o café terminar de fluir.
Notas:
É tipo espresso, mas não tem crema?
Exato. O estilo de extração pela moka italiana é através de uma pressão que empurra a água contra a borra de pó extraindo o café. No entanto, diferente das máquinas robustas, ela não irá fazer a crema na bebida.
Café com leve gosto de queimado
Para alguns, o café pode sair com um leve gosto de queimado. Isso ocorre pelo tempo em que o pó fica em contato com a água em alta temperatura no fogo. É possível prevenir esse gosto “queimadinho” adicionando a água já quente na moka. A água pré aquecida diminuirá o tempo de exposição ao fogo — no entanto, há quem diga que esse passo viola o ritual de preparo concebido para a moka. Aí, é com você!
Primeiro uso
Se está usando sua moka novinha pela primeira vez, talvez os dois primeiros cafés extraídos podem ainda não ter o sabor mais legal dela, a partir do terceiro isso vai mudando.
Limpeza da moka
Evite limpar a moka usando sabão detergente comum. O ideal é limpa-la apenas com água quente e, quando necessário remover algum excesso de óleo acumulado de café, usar o mínimo de detergente naquele local ou um próprio para café. Isso garantirá que não fique sabor residual de sabão na sua moka.
Aviso:
Você está manuseando um equipamento que contém pressão e alta temperatura, certifique-se de tomar os devidos cuidados.