Escolher temperos e especiarias de alta qualidade fará uma enorme diferença na sua cozinha. Eles podem custar mais, mas por serem melhor selecionados e mais frescos, terão cor mais vibrante, sabor mais intenso e aroma mais profundo — o que permitirá que você use menos deles e, no fim, equilibre os custos usando um produto melhor. Para isso, é importante saber como comprá-los e armazena-los de forma adequada.
Como Comprar
As prateleiras de supermercados estão cheias de temperos das mais diversas marcas e características. Especiarias cultivadas em diversas regiões do mundo e que, literalmente, cruzaram oceanos para chegar onde estão. Mas como saber qual comprar com tantas opções?
Lojas especializadas: Contar com a ajuda de um atendente de uma loja especializada — ou informações na página de um e-commerce — pode ser o caminho mais fácil para identificar um tempero de procedência e alta qualidade, no entanto, a diversão é você mesmo saber como identificar algo que valha a pena.
Preço: Nem sempre o que é mais caro é melhor, mas no caso dos temperos, dificilmente você encontrará um tempero bom que seja barato. Então, desconfie de liquidações ou preços muito baixos.
Visual uniforme: Observe se a cor da especiaria está uniforme. A presença de partículas claras ou escuras podem significar que a especiaria foi colhida antes do tempo — ou que a classificação não foi bem feita. No caso de blends (misturas) isso é mais subjetivo, já que normalmente há diversas especiarias contidas ali — inclusive com tonalidades diferentes.
Cor: A maioria das ervas e especiarias possuem cores mais vibrantes. Se elas estiverem desbotadas, pode significar que já estão há um algum tempo na prateleira e, consequentemente, menos frescas.
Muito pó no fundo: Se você observar que no fundo da embalagem de uma erva ou especiaria inteira (pimenta em grãos ou erva em folhas) houver uma grande concentração de pó, pode ser um sinal de que aquele produto já está velho e começou a esfarelar.
Aroma: Ao chegar em casa e abrir a embalagem, sinta o aroma do produto. Quanto mais intenso, melhor. E, claro, se você está abrindo ele em casa, significa que você já terá comprado o produto, mas com isso, irá começar a criar um registro de aromas para reconhecer as diferentes marcas que usa. Ahh, e lembre-se que nem todas as especiarias possuem um aroma agradável — e isso faz parte da particularidade desejável daquela que não tem.
Sabor: Assim como o aroma, é importante você ir criando um registro de sabor das especiarias que usa. Para isso, basta por uma pitada na boca e provar se o sabor é doce, salgado, picante, amargo, azedo ou umami. Normalmente, ervas e especiarias puras não são tão agradáveis na boca, então você pode polvilha-las em um alimento cru ou cozido para provar.
Quanto Comprar
Compre apenas o que você utilizará dentro de poucos meses. Temperos não foram feitos para ficarem guardados, e sim para serem usados e enriquecerem ainda mais os seus preparos.
É preferível comprar menos quantidade e comprar sempre, do que comprar uma grande quantidade para economizar — como no caso do ‘à granel’ — e perder qualidade ao longo do tempo com o tempero guardado. No fim, o barato poderá sair caro, já que será necessário usar mais produto para obter o mesmo resultado de um mais fresco.
Inteiro ou Moído?
Essa é uma das grandes dúvidas quando se fala em comprar ervas e especiarias. Devemos comprá-las inteiras ou moídas? Não existe uma resposta certa, já que a decisão de compra dependerá de alguns fatores, como o tipo da especiaria, a reputação da marca ou fornecedor e, claro, os seus hábitos na cozinha.
A principal vantagem de comprar uma especiaria inteira é a garantia de estar comprando aquele produto sem adulteração, o que fica mais difícil de saber quando se compra ele já moído.
Outra vantagem é poder aquecer ou tostar a especiaria inteira logo antes de tritura-la e usá-la, dessa forma, liberando seus óleos essenciais e trazendo ainda mais intensidade de sabor e aroma à tona.
Mas nem sempre isso é possível, então considere os pontos abaixo na sua decisão:
Vontade versus praticidade. Por mais que você tenha vontade de fazer tudo perfeito, não é sempre que encontrará tempo para moer especiarias antes de cozinhar. Então é preferível que você já tenha uma opção moída e a use do que não ter e deixar de usar.
Algumas valem a pena comprar inteiras. como a noz moscada — que você pode ralar facilmente enquanto cozinha — ou a pimenta-do-reino preta, que é um produto mais fácil de ser adulterado e que você pode comprar em grãos e usar um moedor manual para temperar também enquanto cozinha.
A Pimenta Preta moída da Mercearia Central chega na nossa fábrica ainda em grãos e é moída mais grossa que o padrão de mercado, assim a gente garante a qualidade e fica fácil você reconhecer que ali tem apenas pimenta — e que bela pimenta!
Reputação da marca. Leve em conta na sua decisão de compra a reputação da marca. Marcas que você conhece e sabe que realizam um trabalho sério, normalmente possuem um processo rigoroso e responsável no processamento dos seus produtos. Então, comprar produtos delas já moídos, não deverá ser um problema.
No fim, o que vale é cozinhar. É claro que, tendo a opção de produtos mais práticos e já moídos na sua cozinha, as chances de você cozinhar mais com eles aumentam significativamente. Então, conheça os seus hábitos, a sua disposição e disponibilidade de tempo e compre os produtos que melhor se adequam a isso.
Como Armazenar
Independente se você tem uma especiaria inteira, moída ou um blend, saber como armazena-la é importante para manter suas características sensoriais por mais tempo.
Recipiente
A primeira coisa a levar em conta na hora de armazenar um tempero é a sua embalagem. Ela precisa proteger o produto de umidade, não conduzir calor, não reagir com o produto, ser fácil de limpar e ter pouca ou nenhuma exposição à luz.
Por que isso? A luz irá desbotar o produto. O calor o fará perder aroma e sabor. E a umidade poderá criar grunhos, caroços, mofo ou fermentação indesejada em algumas especiarias.
Confira os prós e contras de algumas opções de embalagens:
- Vidro
Prós: É fácil de limpar, não reage com o produto, não conduz muito calor, permite ver o interior para saber quanto do produto ainda tem e, claro, fica bonito na cozinha.
Contra: Tem risco de quebrar e possui maior exposição à luz.
- Pote plástico
Prós: Não quebra e, se for escuro, evita exposição à luz.
Contra: Plástico normalmente reage à acidez presente em especiarias — e nem todo plástico é livre de BPA. O plástico retém odor e nem sempre é fácil de limpar, ficando manchado às vezes. Se for escuro, você precisará abrir para saber quanto tem do produto.
- Pacote plástico
Prós: Ocupa pouco espaço para guardar.
Contra: Normalmente reage com o produto, não sela bem, possui maior exposição à luz e não é prático para guardar e encontrar quando precisa.
- Recipiente metálico
Prós: Não é fácil de quebrar, evita exposição à luz, não reage com o produto, não retém odor e é fácil de limpar.
Contra: Conduz calor e precisa abrir para ver a quantidade que ainda tem de produto.
- Recipiente de madeira
Prós: Não é fácil de quebrar, evita exposição à luz e não conduz calor.
Contra: Reage com o produto, retém odor, não é fácil de limpar e precisa abrir para ver a quantidade que ainda tem de produto.
Geladeira
Muitas pessoas optam por armazenar temperos na geladeira (ou no freezer). Essa não é uma prática indicada, porque são ambientes com maior concentração de umidade e que podem contaminar o tempero com cheiros de outros produtos — e vice-versa.
Mas se for realmente necessário armazenar na geladeira ou no freezer, é importante que o tempero esteja dentro de um recipiente hermético.
Identificação
Lembre-se sempre de identificar com etiquetas os produtos que não possuem rótulos. Muitas especiarias são parecidas e podem te confundir — principalmente os blends.
Além do nome, você pode adicionar outras informações como data da compra, local de origem (se veio de outro país), etc.
Porta temperos
Você pode ou não usar um porta temperos. O que você precisa evitar é comprar um porta tempero que já venha com os temperos.
Se for usar, opte pelo porta temperos vazio e preencha-o com os temperos que você mesmo comprar.
Independente de onde os temperos ficarão organizados, o importante é que estejam em um local visível e de fácil acesso para que você não se esqueça deles e possa usá-los com frequência e facilidade no dia a dia.